top of page
  • Foto do escritorDenilson

Dica – Viajando com Crianças

Aproveitando a proximidade do dia das crianças vamos falar sobre este tema que independente da data se faz necessário quando planejamos uma viagem com crianças.

Viajar com as crianças é sempre bom, um grande momento de envolvimento e aproximação entre a família, porque elas são alegres, participativas, divertidas e claro tem que ter alguns cuidados neste planejamento.

O primeiro deles é o cuidado com a documentação: Quando se viaja com crianças os pais necessitam estar com todos os documentos organizados, carteira de identidade ou certidão de nascimento (original ou autenticada), e se a criança estiver viajando com somente um dos pais ou com outros familiares, estes precisam de uma autorização.

Viagem nacional

A autorização é necessária para crianças menores de 12 anos que forem viajar desacompanhadas ou na companhia de pessoas que não sejam seus parentes até o terceiro grau (irmãos, tios e avós).

O adolescente (maior de 12 anos) não necessita de autorização para viajar no território nacional, bastando portar documento de identidade original ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

A autorização é dispensável quando a criança estiver na companhia dos pais, responsáveis, ascendente ou colateral maior até o terceiro grau, comprovado o parentesco por meio de documentos válidos legalmente.

Viagem internacional

A autorização é necessária para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que forem viajar sem os pais, sendo dispensável quando na companhia de ambos. Se na companhia de apenas um dos genitores, o outro deverá autorizar a viagem por documento com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança. Os genitores podem autorizar a viagem ao exterior de criança ou adolescente desacompanhado ou em companhia de terceiros maiores e capazes. O documento de autorização deve ser de ambos os pais, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.

Outro cuidado importante e fundamental é o SEGURO VIAGEM, seja para qual destino for, pois as crianças estão mais suscetíveis a se machucarem, terem problemas em função de mudanças climáticas e também a questão de mudança de alimentação, e sem contar que ficam mais expostas a vírus e bactérias.

Preparar aquela bolsinha farmácia para levar na viagem deve estar na sua lista de prioridades e se precisar de orientações fale com seu pediatra.

Durante os voos geralmente as crianças tem muito incomodo pela pressão no ouvido, causando dor e claro choro.

No caso dos bebês recomendo dar uma mamadeira ou chupeta pelo menos no momento da decolagem e se forem crianças maiores balas, água ou suco.

Como as crianças são muito agitadas, você deve conversar com elas sobre como será a viagem principalmente quando falamos de avião, e claro levar alguns itens como papel, canetinhas coloridas, livros, jogos ou brinquedos pequenos para que elas se distraiam durante a viagem.

E sempre ter na bolsa de mão algumas guloseimas e roupas extras caso a criança se suje.

Quando você esta pensando em viajar com crianças, no momento de seu planejamento você deve levar em conta quais atividades existem no destino para que elas possam se divertir e se a família como um todo tenha seu momento de relaxar e curtir o destino. Sendo assim procure hotéis e passeios que possam incluir as crianças.

Esteja preparado para mudanças de clima na viagem então prepare um bagagem que possa suprir qualquer eventualidade, mas não exagere, procure separar as roupas por dias e coloque os extras para este momentos de mudança.

Durante a viagem respeite os momentos da criança pois ela tem uma rotina diária e tem seus limites, fique sempre atento a isso principalmente no que se refere ao momento de alimentação, lanches, hidratação com água e sucos, evite coloca-la em atividades que demandem muito esforço físico pois elas se cansam mais fácil e começa os choros e mau humor.

Leve seu pijama preferido, algum bichinho de pelúcia ou brinquedo que ela goste, ou seja tenha sempre a mão formas de minimizar qualquer desconforto.

E claro que durante a viagem para lugares diferentes as crianças farão vários questionamentos, e começam os porquês das coisas... seja bem didático e explique para que ela aprenda sobre o destino. Alguma coisa ela vai guardar como lembrança deste momento e pode ser inesquecível.

Tenha excelentes momentos e aprenda a curtir uma viagem com seus filhos !!!!

Seu Roteiro Especial – Compartilhando Experiências

Que para nós, no momento de organizar viagens com crianças, escolhemos minuciosamente destinos que permitem o conceito de integração familiar e experiências diferentes e de envolvimento.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page