Harmonização de Queijos e Vinhos
- Denilson
- 31 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
- Entre amigos ou a dois a combinação de queijos e vinhos nos proporciona momentos agradáveis e de descontração, desfrutando dos sabores e imaginando alguns destinos de viagens onde as referências e as experiências são eternizadas.
- Vinho Chardonnay com Queijo Brie
Chardonnay
Essa uva francesa, originária da Borgonha, é responsável por produzir os mais famosos vinhos brancos e espumantes em todo o mundo. A cepa Chardonnay produz vinhos encorpados, porém macios e muito elegantes, especialmente quando produzidos em terras francesas. Apesar de sua produção ser encontrada em outras regiões do país e do mundo, poucas apresentam o mesmo valor e sabor das receitas originais da Borgonha.
Queijo Brie
Os chamados Brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta branca, originários da região de Brie, na França.
- Vinho Merlot com Queijo Gouda
Merlot
A uva Merlot é outra cepa francesa originária de Bordeaux, também muito popular em vinhos produzidos fora desse país. Essa uva produz bebidas macias, porém encorpadas, com aroma e sabores frutados, ideais para se consumir ainda jovem — ao contrário da Cabernet, que aproveita bem o processo de envelhecimento.
Queijo Gouda
Gouda é um queijo amarelo feito de leite de vaca. Recebe o nome da cidade de Gouda, nos Países Baixos.
- Vinho Cabernet Sauvignon com Queijo Cheddar
Cabernet Sauvignon
Se você gosta de saborear bons vinhos tintos, provavelmente já ouviu falar da uva Cabernet Sauvignon. Essa é, sem sombra de dúvidas, a casta tinta mais utilizada para produzir vinhos em várias regiões do mundo. Sua origem é francesa, mais especificamente da região de Bordeaux, mas ela é hoje cultivada em países como a Argentina, o Chile, os Estados Unidos e também no Brasil, por sua facilidade de se adaptar a diferentes terrenos. A Cabernet é uma uva que produz vinhos encorpados, discretamente tânicos e com aromas herbáceos, que envelhecem muito bem em garrafa.
Queijo Cheddar
O cheddar é uma variedade de queijo originalmente inglês. É alaranjado por corantes. De cor amarelada, apresenta consistência firme. Deve ter um período de amadurecimento de pelo menos doze a dezoito meses.
- Vinho Sauvignon Blanc com Queijo Mozzarella
Sauvignon Blanc
Outra cepa clássica para a produção de vinhos brancos é a Sauvignon Blanc, que faz sucesso em vários países ao redor do mundo, apesar de sua origem francesa. A Sauvignon produz um vinho suave, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo, especialmente quando produzido na França. A Nova Zelândia tem se destacado na produção de vinhos com essa uva, ao deixá-lo com sabor mais frutado e encorpado.
Queijo Mozzarella
A mozarela ou muçarela, do italiano mozzarella, é uma variedade de queijo de massa filada com origem na comuna de Aversa, CE, na região italiana da Campânia. Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, brancas e bem macias.
- Vinho Pinot Grigio com Queijo Ricotta
Pinot Grigio
Pinot gris é uma uva rosada da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França. Apesar da cor escura da uva, a pinot gris é usada para produção de vinhos brancos. Gris significa cinza, em francês. Esta variedade apresenta diferentes nomes pelo mundo: Pinot Grigio Pinot Beurot Ruländer.
Queijo Ricotta
O queijo ricota (do italiano ricotta, "recozida") é um derivado de queijo de massa mole, fresco e com baixo teor de gordura. É um queijo que é preparado por meio da coagulação ácida das proteínas presentes no soro, sendo esta a principal diferença em relação aos queijos convencionais, que são obtidos a partir da coagulação ácida ou enzimática das caseínas, proteínas majoritariamente presentes no leite.
- Vinho Sauvignon Blanc com Queijo Gruyere
Sauvignon Blanc
Outra cepa clássica para a produção de vinhos brancos é a Sauvignon Blanc, que faz sucesso em vários países ao redor do mundo, apesar de sua origem francesa. A Sauvignon produz um vinho suave, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo, especialmente quando produzido na França. A Nova Zelândia tem se destacado na produção de vinhos com essa uva, ao deixá-lo com sabor mais frutado e encorpado.
Queijo Gruyere
O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna. O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar.
- Vinho Chianti com Queijo Parmesão
Chianti
Chianti é um vinho tinto italiano produzido na região da Toscana. É um vinho tinto seco, com notas de fruta muito concentrada e é produzido com as uvas Sangiovese (predominante) e Canaiolo, ambas tintas, e as brancas Trebbiano e Malvásia. ... Mais de sete mil vinhedos produzem o Chianti na Itália.
Queijo Parmesão
O parmesão é um tipo de queijo italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano.
- Vinho Riesling com Queijo Roquefort
Riesling
Riesling é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França, Alemanha e Áustria. Produz vinhos de alta qualidade. Possui também a espécie Vitis Riesling Rosae, mais chamada de Uva Rosada, usada na produção de vinhos rosé.
Queijo Roquefort
Roquefort ou roquefor é o nome de uma variedade de queijo originalmente francesa produzida com leite de ovelhas. Deve o seu nome à sua localidade de origem: Roquefort-sur-Soulzon, em Aveyron, no Midi-Pirenéus, na França.
Existem outras harmonizações que ficam incríveis e realçam os sabores, queijos e vinhos sempre uma boa pedida.
Referência: Bruno Hermenegildo é Sommelier International, formado pela FISAR (Federazione Italiana de Sommeliers), outorgado com o grau de Wine Master nas regiões do Piemonte e Toscana (Itália), graduado como Advanced pela Wine&Spirits (Londres) e também graduado em Gastronomia. Bruno é membro da Confraria dos Sommeliers de São Paulo, a mais concorrida confraria profissional do Brasil.
Fotos meramente ilustrativas, não é indicação de marcas.
Comments