top of page

Slow Travel - E qual é o seu estilo ?

Você já ouviu sobre este termo, mas o que ele significa e como colocar em prática ?

Este é um movimento que esta a cada dia ganhando mais adeptos na maneira de viajar, porque tem muitas pessoas que retornam das férias precisando de férias não é mesmo ?


Em nosso dia a dia estamos sempre conectados as tecnologias e na correria, com compromissos, afazeres, reuniões, processos, eventos, pessoas, enfim, férias significa desacelerar, e não dar continuidade ao nosso estilo habitual.


Mas para tudo na vida existem os prós e os contras, neste caso vai uma reflexão sobre o que é mais importante para cada um, e de que forma você vai disponibilizar suas férias, seu tempo e seus recursos financeiros para de fato realizar uma viagem dos sonhos e que seja lembrada principalmente com os detalhes das experiências vividas durante a sua viagem.


O Slow Travel traduzindo a expressão do inglês para o português, significa viajar com calma. Mas é claro que os adeptos a realizar verdadeiras maratonas de conhecer várias cidades ou países em 8 dias, tirando varias fotos, marcando destinos e postando é uma questão de estilo e principalmente pique para enfrentar estes roteiros dinâmicos.


No entanto, quando de seu retorno, provavelmente você deixou passar muita coisa interessante de cada um dos destinos que você visitou, porque não teve tempo de curtir o lugar, vivenciar a cultura, a natureza, seu pôr e nascer do sol, aquele café na praça, as pessoas, o cotidiano, os comportamentos, a gastronomia local e não os cardápios preparados para turistas, as curiosidades e informações dos pontos turísticos, a utilização de meios de transportes, se perder ,no sentido figurado, pelas ruas e encontrar verdadeiros achados que não estão em nenhum guia de viagem, entre outras experiências que um destino pode oferecer.


Ou seja, deixar de trazer na bagagem apenas souvenirs, fotos e filmes, mas trazer muito mais as experiências vividas, fazendo suas próprias descobertas que é o mais valioso para se registrar na memória, na alma e no coração.


Claro que neste estilo de viagem, dependendo de seu propósito, você vai ter o sentimento que podia fazer mais, que fez um longo caminho para chegar como até mesmo atravessar o atlântico e tem que aproveitar. Por isso o seu tempo de viagem, com um roteiro muito bem elaborado você poderá aproveitar um pouco dos dois estilos, mas sem exageros, porque caso contrário você entra no estilo padrão maratona.


No estilo de viagem Slow Travel, caso você não tenha companhia para a viagem, você fatalmente terá algumas despesas adicionais em hotéis, atrações, ou serviços que geralmente são oferecidos no mínimo a um casal. Mas isso não é um impeditivo pois se torna uma oportunidade de você se conhecer melhor, perceber a sua capacidade de se relacionar, seus medos, de treinar idiomas e de se aprofundar no roteiro do destino sem depender de gosto ou preferencias de uma outra pessoa ou várias num grupo por exemplo.


No estilo tradicional de viagens em grupo você tem que estar adaptável e disposto a participar das atividades e tempo de forma dirigida e controlada que muitas vezes não da sequer para sentar num banco e olhar ao seu redor.


Então, quando você pensar em realizar uma viagem, é mais um item que você precisa colocar no seu planejamento perguntando a si mesmo, qual é o meu estilo de viagem ? O que eu gostaria e o que eu posso realizar.

As vezes um investimento pode ser maior ou menor dependendo do seu estilo; e também o seu envolvimento, crescimento cultural e satisfação estará totalmente entrelaçado a este planejamento.


Férias é o seu momento de calma, então pense muito bem e aproveite seu destino.

Slow Travel ou Maratona ? Qual seu estilo ?



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page