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Nova Normalidade

Políticas de Reembolso ou Cancelamento

Direitos e deveres do passageiro

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a ANAC e o Governo Federal publicaram medidas que visam garantir e resguardar os direitos dos passageiros. Entre as principais estão:

  • Caso o passageiro queira adiar sua viagem, ele fica isento de cobrança de multa contratual, desde que aceite um crédito para a compra de uma nova passagem

  • Se ele optar por cancelar o voo, e decidir pelo seu reembolso, está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses.

  • O passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas contadas do recebimento do seu comprovante terá direito ao reembolso no prazo de 7 dias. A regra se aplica às compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias do embarque.

  • O passageiro deverá ser comunicado pela empresa aérea sobre eventual alteração programada do voo com antecedência mínima de 24 horas.

  • Nos casos de alteração programada, atraso, cancelamento ou interrupção do voo, fica assegurada a reacomodação do passageiro em voo de terceiro quando não houver disponibilidade de voo da própria empresa.

  • A assistência material fica assegurada ao passageiro em território nacional, exceto nos casos de fechamento de fronteiras e de aeroportos por determinação de autoridades. Fonte: Anac

Medidas de Segurança dos Aeroportos e das Empresas Aéreas Desde 19/05/20 foram publicadas as novas medidas sanitárias para a aviação civil brasileira, como o reforço da necessidade de uso de máscara pelos passageiros durante toda a viagem, regras para o serviço de bordo e a manutenção do distanciamento social de pelo menos dois metros nos aeroportos. A atualização do protocolo sanitário foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e vem sendo implementada no setor pelo Grupo de Trabalho coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a pedido do Ministério de Infraestrutura, trazendo mais segurança para todos que ainda precisam se deslocar no atual cenário de pandemia de Covid-19. A Nota Técnica nº101/2020/SEI/GIMTV/GGPAF/DIRE5/ANVISA, da Anvisa, aborda ainda vários pontos da rotina do viajante até o momento do desembarque. Os novos protocolos devem ser adotados por empresas aéreas e aeroportos. As orientações atuais, que já preveem o distanciamento de pessoas nos aeroportos, a higienização de aeroportos e aeronaves e o uso dos equipamentos de proteção individual pelos funcionários do setor aéreo, seguem vigentes e vem ocorrendo no setor aéreo desde janeiro, antes da confirmação de casos de Covid-19 no Brasil. Acesse o Guia (clique no link para acessar) publicado pela ANAC com orientações aos passageiros que utilizarão o transporte aéreo durante a pandemia. O transporte aéreo se prepara para se tornar cada vez mais seguro em todo o mundo e já conta com tecnologias que contribuem para evitar o contágio, como a filtragem de ar especial nas aeronaves mais modernas. Essas aeronaves contam com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. Atualmente, as aeronaves mais modernas da frota das empresas brasileiras contam com essa tecnologia. Veja aqui a cartilha criada pela ANAC para empresas aéreas e operadores aeroportuários com orientações sobre as medidas sanitárias adotadas. Dentro das diretrizes a serem adotadas para empresas aéreas e aeroportos estão medidas como:

  • Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores e servidores públicos, conforme a situação;

  • Incentivo as campanhas de comunicação visando a prevenção e combate ao Covid-19;

  • Divulgação de avisos sonoros nos voos, áreas de embarque e desembarque nacionais e internacionais;

  • Distanciamento de 2 metros entre pessoas no aeroporto;

  • Desestímulo a aglomerações nas praças de alimentação de aeroportos e em espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves;

  • Uso de máscara por passageiros e funcionários em geral;

  • Desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaç​os de uso comum;

  • Organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que os passageiros permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave;

  • Recomendada a suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. No caso de manutenção desse serviço, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço. Nos voos internacionais, deve ser priorizado alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço.

Medidas de Segurança de Hotéis A maioria dos hotéis que já estão operando, estão seguindo medidas de segurança e proteção aos hóspedes como: Na reserva já é solicitado o preenchimento obrigatório dos dados cadastrais de todos os hóspedes através do check-in online. Assim, de maneira segura, fácil e rápida evitamos aglomerações; Em sua chegada ao hotel, você perceberá que algumas práticas foram adotadas ou intensificadas para sua segurança e seguindo as orientações dos órgãos oficiais. De preferência para o pagamento antecipado, depósito bancário, transferência bancária ou pagamento online cartão de crédito; Orientamos que priorize seu check in online seguro. Informe neste momento, se possível, os dados para emissão da nota fiscal caso necessite. Com essas práticas, diminuiremos seu tempo de permanência na recepção e evitaremos aglomerações; No momento do check-in será medido a sua temperatura e aplicado questionário sobre sintomas respiratórios. Caso apresentar temperatura corporal maior ou igual a 37,8° ou sintomas gripais como por exemplo: tosse seca ou produtiva, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça, falta de ar, será acionado o plantão Covid-19; Colocamos coletores para dispensar os cartões chaves no momento de seu check out, estas chaves passarão por um criterioso processo de higienização para a sua reutilização. Com proteção em todos os detalhes, a missão dos hotéis neste momento será oferecer conforto e segurança em sua hospedagem. Os apartamentos têm a limpeza realizada em duas etapas, primeiro a retirada de todo o enxoval e higienização do ambiente. Posteriormente outra equipe será responsável pela organização do novo enxoval e mais uma sanitização ao final de todo o processo será feita. Os equipamentos de segurança das equipes são higienizados a cada limpeza, entre uma unidade habitacional e outra. Para sua segurança a equipe somente entrará em seu apartamento para efetuar a limpeza quando solicitado. Esta limpeza será feita sempre na ausência do hóspede. Caso necessite troca de enxoval ou reposição de toalhas você deverá formalizar o pedido junto à recepção e utilizar as placas identificadoras disponíveis em seu apartamento. O frigobar de seu apartamento poderá ser abastecido com os produtos de sua preferência, para facilitar deverá ser tratado sobre os itens na recepção do hotel. Os extras adquiridos no hotel deverão ser pagos no ato da compra; Após a saída do hóspede o apartamento entra em quarentena de 72 horas, para ser limpo, higienizado, passar por medidas eficazes e rigorosas de desinfecção, isso garante o apartamento 100% livre de covid-19. Todo o enxoval será lavado em lavanderia própria com garantia de desinfecção total, inclusive de cobertores, e os travesseiros passam por processo de assepsia com produto apropriado e inodoro. O café da manhã poderá ser servido no restaurante ou nos quartos dependendo das definições efetuadas pelo hotel com o propósito de garantir a segurança. Quando realizado nos restaurantes, as mesas estão disponibilizadas respeitando o distanciamento e os alimentos poderão ser servidos pelos funcionários nas próprias mesas ou em filas, sempre respeitando distanciamento; Os serviços de room service poderão estar temporariamente inativo. Áreas Comuns, Hall e Recepção Uso de máscara obrigatório para hóspedes e funcionários; As equipes do hotel são orientadas a lavar as mãos com frequência; Será disponibilizado álcool gel 70% nas áreas comuns (recepção, balcões, mesas, saídas de elevador e banheiros) e demais pontos estratégicos; Nos ambientes climatizados, será mantido o ar-condicionado com os filtros e dutos regularmente limpos e a manutenção em dia; Frequentemente será feito a limpeza e desinfecção de pisos, corrimãos, lixeiras, interfones, botões dos elevadores, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros, além de outros objetos de uso coletivo, como cadeiras, sofás e espreguiçadeiras; Aumento da frequência da limpeza diária de todas áreas comuns e disposição de álcool gel em todos os ambientes; Poderão ser disponibilizadas máscaras descartáveis e álcool em gel em frasco dosador para higienização de mãos colocado em cada balcão da recepção, lobby, entrada de restaurantes e elevadores. Serviços de Lazer Saúde As jacuzzis, piscinas e academias poderão estar temporariamente inativas conforme protocolo sanitário de cada município. Estes serviços poderão ser consultados antes da sua hospedagem para certificação das regras adotadas. Medidas de Segurança de Receptivos Primeiramente você deverá se informar junto ao seu agente de viagens sobre a disponibilidade de agentes receptivos bem como a disponibilização/abertura de locais onde se realizam os passeios. Cabe aos municípios a liberação ou fechamento dos mesmos. As empresas que operam com receptivos também devem seguir as recomendações e protocolos específicos para que os viajantes estejam em um ambiente seguro. Uma das ações são com relação as frotas de veículos que passam diariamente por uma higienização externas e interna como bancos, janelas, bagageiros, corrimãos, apoios de braços e cintos de segurança. As malas somente entram nos veículos após higienização, sejam elas executadas nos aeroportos, rodoviárias, hotéis ou pelos próprios receptivos. Tapetes com solução higienizadoras serão colocados nas entradas dos veículos, e também a disponibilização de álcool em gel. A aferição de temperatura também será realizada em cada passageiro, e é proibido a permanência nos veículos sem máscara. A distribuição dos passageiros para entrada e saída dos veículos serão informados por cada empresa e de acordo com os modelos de veículos. Alguns veículos poderão circular com as janelas abertas, e no caso de possuir ar condicionado o mesmo será programado para renovação de ar externo. Medidas de Segurança em Cruzeiros (MSC e Costa Cruzeiros - No Brasil) Serviços ON-LINE para os passageiros O checkin será disponibilizado de forma on line para evitar aglomerações, e todos os passageiros deverão preencher um formulário sobre seu estado de saúde para que não ofereça riscos aos demais passageiros e a tripulação. Escaneamento Térmico e medidas de proteção obrigatória As duas companhias terão estações no terminal em que a temperatura de cada passageiro será medida com um scanner e pessoas que apresentarem febre ou estado febril não poderão embarcar. O uso de máscaras no terminal é obrigatório para passageiros e tripulantes. Monitoramento diário de temperatura dos passageiros. Medidas de Distanciamento Social Os navios serão operados com capacidade reduzida e com espaços de uso comum redesenhados para poderem cumprir as normas de distanciamento conforme padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde), para que todas as interações dentro do navio aconteçam de forma segura. Higienização O processo de higiene passa a ser bem mais rígido, utilizando produtos com maior eficácia de tecnologia hospitalar nas áreas comuns externas e internas do navio. As cabines passarão por uma processo de desinfecção antiviral diariamente. Proteção a Bordo Dispensadores de sabonetes e desinfetantes estarão disponíveis em todas as áreas do navio e máscaras serão disponibilizadas caso o passageiro necessite. Em excursões e passeios, os ônibus e os barcos serão higienizados após cada uso e também funcionarão com capacidade reduzida. O uso de máscaras será obrigatório para tripulantes e passageiros. Isolamento a Bordo Qualquer passageiro que apresentar febre será isolado em sua cabine, assim como todos que tiveram contato com ele ou faça parte da mesma família e a assistência médica disponibilizada no navio será reforçada com especialistas aptos e atualizados sobre protocolos e normas para combater o novo coronavírus. Centro médico totalmente equipado e preparado para realização de testes da COVID-19 e disponibilização de ventiladores mecânicos em caso de necessidade. Tripulação Toda a tripulação passou por um treinamento e estará bem equipada e saudável. Triagem extensiva e exames médicos, incluindo testagem de COVID-19 antes do embarque, além de monitoramento diário da saúde e medição de temperatura. Toda tripulação utilizará equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. Treinamento específico e contínuo para toda a tripulação sobre o novo protocolo aprimorado. Todas as medidas de segurança e higienização estão sendo tratadas com a maior atenção por parte de toda cadeia de turismo, mas as suas ações impactam diretamente neste propósito. Seja um viajante consciente.


Exame RT - PCR


Vai viajar para fora do país ? Para as pessoas que pretendem viajar para o exterior devem verificar junto aos órgãos competentes do país quais são as exigências. Consulte sempre seu agente de viagens. Muitos destinos exigem o exame RT - PCR com resultado NEGATIVO.

O exame pode ser realizado nos principais laboratórios. Então entre em contato e verifique quais são as exigências para a realização do exame, tempo para entrega do resultado e valor. Consulte seu agente de viagens para saber com quanto tempo de antecedência a sua chegada no país de destino o exame é válido.

Mesmo existindo a possibilidade de efetuar o exame no laboratório do aeroporto de Guarulhos, não deixa para o dia, pois o atendimento é limitado.

Sobre o Resultado: - Caso POSITIVO Se tiver viagem marcada entre em contato com seu agente de viagens para providenciar o cancelamento ou a remarcação. E procure imediatamente o seu médico. - Caso NEGATIVO Boa Viagem, aproveite cada momento do seu destino e fique atento a todos os protocolos.

Por ser o método mais utilizado para o diagnóstico de várias patologias, o RT-PCR esta sendo solicitado por diversas nações para os viajantes. E também esta sendo efetuado para mapear os casos de contágios da doença. Alguns laboratórios efetuam o exame sem a necessidade do pedido médico quando o exame é obrigatório para viagens. Ele precisa ser impresso em português e inglês quando a viagem for internacional. Para viagens internas no Brasil não esta sendo solicitado o exame para brasileiros e estrangeiros, exceto a Ilha de Fernando de Noronha. Agora se seu destino for internacional, consulte se o mesmo é exigido antes do embarque.


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