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Preparando a sua viagem

- Passaportes

- Vistos

- Vacinas

- Carteira Internacional de Motorista

- Menores de Idade

- Seguro Viagem

- Preparação da Viagem

- Orientações Gerais

- Passagem aérea

- Bagagem

- Traslados

- Hotéis

- Assistência Médica

- Segurança na Viagem

- Documentos para a Viagem

- Antes da Viagem

- Próximo da Viagem

- No dia da Viagem

- Viajando pela primeira vez


Informações Úteis

- Passaporte Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Consulte o site da Polícia Federal ou procure qualquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento e verifique quais os documentos exigidos, procedimentos e prazos para emissão do documento. Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Departamento da Polícia Federal http://www.pf.gov.br. COMO TIRAR O PASSAPORTE - (Para Brasileiros) 1. Documentação necessária – Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento. – CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original – Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome – Certificado de Naturalização, para os naturalizados. Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro. Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. No entanto, é necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Caso a checagem aponte divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar. Confira sua situação no site do TSE e do Exército. Mais informações sobre documentação no site da Polícia Federal, onde é possível gerar uma lista com todos os documentos necessários. 2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal O formulário é bastante simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço). Uma das maiores dúvidas aqui é sobre como preencher nome e sobrenome e o padrão é incluir todos os nomes no primeiro campo e os sobrenomes no segundo. A divisão correta torna o atendimento mais rápido, mas caso tenha preenchido errado não se preocupe: avise antes do atendimento no posto da PF e eles vão alterar para o padrão correto. Formulário no site da Polícia Federal Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento. 3. Pague a taxa de emissão Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou pela internet. Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária. 4. Agende a data de atendimento Fez o pagamento da taxa? Aguarde a compensação, que geralmente demora de 24 a 72 horas úteis, e então acesse novamente o site da PF, dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar o todos de uma só vez. Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles. Por questões de segurança, é possível re-agendar apenas duas vezes a cada 30 dias. Dica: caso esteja aparecendo alguma mensagem de erro confira se o número do CPF e a data de nascimento digitados no protocolo estão corretos. Se tiver algum erro, faça o agendamento normalmente e peça a correção no posto da PF. 5. Compareça ao posto da Polícia Federal Na data agendada, compareça ao posto da PF com toda a documentação original listada no item 1. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF. A Polícia Federal recomenda chegar ao posto com 15 minutos de antecedência. TEM UM NO SHOPPING ABC MAIS FACIL (ANTIGO MAPPIN). Importante: não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco. O atendimento costuma ser bem rápido. Após uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados. Em seguida, pela mesma senha, você segue para a coleta de impressões digitais e para que tirem sua foto. Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega – você pode consultar o andamento do pedido nesta página. 6. Retire seu passaporte O passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada! A entrega é feita apenas ao titular – no caso de menores de idade, eles devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias. A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima. A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com a PF pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br. - Vistos Alguns países exigem vistos para passageiros brasileiros. Para obter o visto, o passageiro deve procurar o consulado ou a embaixada do país que pretende visitar, apresentar os documentos solicitados e, na maioria dos casos, pagar uma taxa pela emissão do visto. Consulte as embaixadas e consulados em https://www.embaixadas.net. - Vacinas Alguns países exigem vacinas de passageiros brasileiros. Em caso de dúvidas, consulte a embaixada do país ou seu agente de viagens. Em outros casos, é o Brasil que exige a vacinação para quem visitar certos países. Verifique no site da ANVISA http://portal.anvisa.gov.br a obrigatoriedade de vacinas e os endereços de onde tomá-las. Confira medidas importantes a serem adotadas antes, durante e depois da viagem. - Carteira Internacional Motorista Para locação de automóveis no exterior, o condutor deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente e em período vigente, bem como, a Carteira Internacional de Habilitação (IDL – International Driver’s License). Em alguns países a exigência das duas certificações poderá ser obrigatória e em outros não. Para garantir uma viagem tranquila, recomendamos que levem sempre ambas, além do passaporte. Consultar no site do DETRAN de cada estado como emitir sua carteira Internacional. - Menores de Idade Menores de idade que viajam ao exterior sem um dos pais ou sem ambos, precisam de autorização. Clique aquie veja o modelo de Autorização para Menores Desacompanhados. A autorização deve ser preenchida em duas vias e ter as firmas reconhecidas por autenticidade ou seja, a pessoa que assina tem que ir pessoalmente ao cartório. Se a criança viaja desacompanhada do pai e da mãe, ambos devem assinar a autorização e reconhecer as firmas em cartório. Em cada via da autorização deve ser grampeada uma foto 3 x 4 do menor e deve ser anexada uma cópia do RG da criança. Atenção: Em caso de separação dos pais e o menor for viajar acompanhado somente da mãe, observar se o nome completo da mãe é idêntico ao que consta no RG da criança. Caso seja diferente (tenha sido modificado após a separação) será obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento contendo a averbação da separação para embarque. - Seguro Viagem Toda viagem deveria ser perfeita. No entanto, imprevistos acontecem e é importante estarmos preparados para isso. Por isso, os seguros de viagem são grandes aliados dos passageiros. Eles cobrem despesas imprevistas com assistência médica, transportes e até perda de bagagens ocorrida durante o transporte aéreo. Contratando uma assistência em viagem, qualquer eventual surpresa é minimizada. A maioria dos nossos roteiros incluímos um plano básico para sua viagem. Espaço Schengen Para passageiros que viajam à Europa, há ainda a questão da Zona Schengen – o espaço europeu sem fronteiras. As regras da Comunidade Européia indicam que brasileiros viajando para os países do Espaço Schengen devem portar um seguro com cobertura mínima de € 30.000 (trinta mil euros). Todos os programas para a Europa que constam em nosso site que incluem assistência/seguro, possuem a cobertura exigida pelos países do espaço Schengen. Os países integrantes do Tratado Schengen são: Áustria, Hungria, Noruega, Bélgica, Islândia, Polónia, República Tcheca, Itália, Portugal, Dinamarca, Letónia, Eslováquia, Estónia, Liechtenstein, Eslovénia, Finlândia, Lituânia, Espanha, França, Luxemburgo, Suécia, Alemanha, Malta, Suíça, Grécia, Países Baixos. O Seguro é mais tranquilidade para a compra de sua viagem! --Antes de Viajar Dependendo de e para onde o viajante está se deslocando, é preciso tomar alguns cuidados sobre os riscos de adoecer. Por isso, as informações e orientações necessárias para os viajantes devem fazer parte do planejamento de viagem. Algumas medidas devem ser previstas com antecedência como, por exemplo, a vacina contra febre amarela que é obrigatória para o ingresso em alguns países e deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem. A vacinação deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação que é emitido nos postos da Anvisa em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Caso tenha algum problema de saúde que contra indique a vacinação, consulte seu médico e solicite um atestado e apresente em um dos nossos postos para emissão do Certificado Internacional de Isenção de Vacinação (PDF). Outras vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza e meningite meningocócica. A principal orientação da Anvisa é que o viajante esteja em dia com seu calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Fonte: ANVISA -- Durante a Viagem Ao viajar as pessoas estão expostas a mudanças climáticas, geográficas e culturais, que se refletem em mudanças dos padrões sanitários. Exemplo disso, a conhecida “diarréia do viajante” chega a ser registrada em até 80% dos viajantes em decorrência, principalmente, da ingestão de alimentos, bebidas e água contaminados. A maioria dessa contaminação, 85%, deve-se à presença de bactérias, que causam doenças como cólera e febre tifóide, e 5 % por vírus, podendo também ser provocada por parasitas e fungos em menor intensidade (OMS, 2005). Os principais cuidados frente a diarréia do viajante são: Evite alimentos de procedência duvidosa; Prefira água tratada industrialmente, filtrada ou fervida; Mantenha-se hidratado bebendo água tratada ou consumindo frutas; Verifique se o alimento é seguro; Evitando picadas de mosquitos; Quando um indivíduo se desloca para uma área de risco de doenças transmitidas por mosquito (malária, dengue, febre amarela, febre do Nilo Ocidental) recomenda-se a utilização de repelentes, mais de uma vez ao dia, nas partes mais expostas do corpo. Além dessa medida, orienta-se o uso de mosquiteiros e de telas, assim como evitar exposição no horário de maior atividade dos mosquitos (anoitecer e amanhecer). Cuidados com doenças respiratórias As doenças respiratórias também são consideradas de alto risco para os viajantes. Em julho de 2005, durante voo de curta duração no Brasil, um viajante contaminado pelo vírus do sarampo transmitiu a doença para mais cinco pessoas que estiveram na mesma aeronave. Pensando nesta forma de transmissão, o mesmo raciocínio poderá ser aplicado, por exemplo, para tuberculose, influenza, varicela e meningite meningocócica. Atualize seu calendário vacinal Evite viajar caso esteja doente ou com suspeita de alguma dessas doenças, durante o período de transmissão. Caso apresente algum sinal ou sintoma de algumas dessas doenças a bordo da aeronave, embarcação ou veículo terrestre em trânsito internacional, reporte-se aos tripulantes para que eles possam acionar os serviços de apoio e autoridades sanitárias do aeroporto, porto ou ponto de passagem de fronteira. Fonte: ANVISA -- Depois da Viagem No retorno de qualquer viagem, caso venha a apresentar algum sinal ou sintoma (ex.: febre, dor de cabeça, mal-estar geral ou qualquer outra alteração na saúde), recomenda-se procurar um médico ou o serviço de saúde, informando os locais por onde viajou, inclusive com as escalas e conexões. Os profissionais dos serviços de saúde são responsáveis por notificar a autoridade sanitária competente no caso de doenças e agravos de interesse à saúde pública internacional. Fonte: ANVISA Você já fechou seu Roteiro de Viagem Próximos passos !!! Preparação da Viagem - Orientações Gerais aos passageiros Certifique-se de estar levando os documentos necessários para sua viagem: passaporte, vouchers, roteiro da viagem, certificado de vacina, vistos, passagens aéreas etc. Leia atentamente o roteiro e vouchers especialmente elaborados para sua viagem. Havendo alguma alteração ou imprevisto em sua viagem, mantenha contato com os fornecedores locais, cujos telefones encontram-se no roteiro / vouchers. -- Passagem aérea Seu bilhete aéreo deve ter o mesmo sobrenome do seu documento de identificação com o qual você viajará (RG ou Passaporte). Você sempre deve se apresentar no aeroporto com antecedência. Para vôos nacionais, pelo menos duas horas. Em vôos internacionais, pelo menos quatro horas. Recomendamos sempre confirmar com antecendência, junto a cia aéra, se o horário do seu voo está mantido ou se houve alguma alteração. Se por algum motivo você modificar sua viagem, é necessário cancelar sua reserva. Sem o cancelamento fica caracterizado o no-show e todas as demais reservas do seu bilhete são canceladas. E, ainda mais, a falta de cancelamento gera uma multa, de responsabilidade do passageiro. Os bilhetes aéreos incluídos em nossos produtos referem-se a tarifas especiais reduzidas implicando em certas restrições (endosso/mudanças de rota/reembolsos, validades, etc.). -- Bagagem Cuidado com o excesso de peso. A maioria das companhias aéreas e operadores terrestres aceita uma mala de 20kg a 23kg e uma maleta de mão de 5kg a 8kg, dependendo da Cia Aérea. Mas lembre-se que você provavelmente fará compras durante a viagem. Consulte seu agente de viagens sobre qual a política de bagagens praticada pela cia aérea que irá utilizar. Importante - tenha sempre à mão seus documentos de viagem: passaporte, vouchers, passagens, certificado de vacina, cartão assistência e dinheiro. -- Traslados O serviço de traslado é contratado para esperar até 40 minutos após o horário de chegada do vôo. Atrasos do vôo, demora na imigração ou na localização das bagagens podem extrapolar esse tempo. Nesse caso o serviço pode não ser realizado, sem direito a reembolso. Em caso de desencontro, o passageiro deve entrar em contato com o operador local através do telefone existente no voucher do serviço. Em caso de dificuldade, o passageiro deve procurar o balcão de atendimento ao turismo, geralmente localizado na área de desembarque dos aeroportos. Em geral, o serviço de traslado não inclui carregadores em aeroportos ou maleteiros nos hotéis. Estas despesas são por conta do passageiro. -- Hotéis O check in dos hotéis costuma ser a partir das 12h00. O check out até as 15h00. Caso o passageiro deixe o hotel antes da data prevista, não haverá reembolso das diárias não utilizadas. O serviço de carregadores de bagagens (maleteiros) não está incluído na maioria dos roteiros. Quando este serviço está disponível e incluído no roteiro de viagem, esta informação é mencionada no descritivo do roteiro. Na Europa, a maioria das cidades proíbe a entrada ou circulação de ônibus na região central. Por isso, os hotéis utilizados nos circuitos europeus são localizados fora do centro. -- Assistência Médica A maioria dos roteiros das operadoras incluem o seguro básico para emergências no exterior. Verifique se é o seu caso. Se necessitar usar o seguro, entre em contato prévio com a seguradora através do número constante no cartão de assistência. A seguradora não reembolsa despesas ou serviços de terceiros que não tenham sido previamente solicitados e aprovados. A Comissão Européia de Turismo (CET) informa que os turistas brasileiros viajando para os países que compõem o Espaço Schegen devem possuir um seguro com a cobertura mínima de EUR 30.000 (trinta mil euros). Verifique se você possui este seguro ou solicite ao seu agente de viagem. - Segurança na viagem Esteja sempre atento às suas bagagens e pertences. Nos aeroportos, não descuide deles. Se for comprar um lanche ou falar com alguém, mantenha suas bagagens junto a você. Em restaurantes (mesmo dentro dos hotéis), não deixe bolsas em cadeiras, câmeras fotográficas, celulares, notebook ou qualquer outro objeto sobre a mesa. Tenha sempre uma postura preventiva e cuidadosa com suas coisas. Roubos acontecem em todos os lugares do mundo. Fique esperto ! Documentos para a Viagem Para viajar, todo passageiro precisa portar um documento. Em viagens internacionais: o documento padrão é o PASSAPORTE, emitido pela polícia federal (http://www.dpf.gov.br). Ele é válido para viagens a qualquer país do mundo. No entanto, para viagens à Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, é possível utilizar o RG brasileiro. Mas, assim como nas viagens nacionais, ele deve ser original, estar bem conservado e ter no máximo dez anos de emissão. Cada passageiro deve possuir seu próprio documento, inclusive menores de idade. Em viagens nacionais: basta o RG, em bom estado de conservação. Atenção para o RG de crianças: elas mudam muito em poucos anos. Então, verifique se a foto da identidade está semelhante à criança. Caso contrário, recomenda-se que o documento seja atualizado. Apesar de algumas carteiras profissionais serem aceitas como substituto do documento de identidade, elas não servem para viajar. Use o RG – ele é o único 100% aceito. Atenção: o documento deve ser original. Cópias, mesmo autenticadas, não são aceitas. Carteira de Motorista: para locação de automóveis no exterior, o condutor deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente e em período vigente, bem como, a Carteira Internacional de Habilitação (IDL – International Driver’s License). Em alguns países a exigência das duas certificações poderá ser obrigatória e em outros não. Para garantir uma viagem tranquila, recomendamos que levem sempre ambas, além do passaporte. Antes da Viagem Providências que devem ser tomadas nos meses que antecedem a viagem: Documentação: · PASSAPORTE (para qualquer viagem internacional): verificar se tem pelo menos seis meses de validade a partir da data da viagem. · RG (em viagens nacionais, ou para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile): verificar se está em bom estado, de emissão recente. Vistos: verificar se é necessário. Se for, solicitar na embaixada ou consulado. Vacinas: verificar se é necessário. Se for, tomar com pelo menos dez dias de antecedência. Autorização para menor: necessário se viajando desacompanhado de um ou dos dois pais. Seguro: verificar se é necessário, e com qual valor de cobertura. Próximo da Viagem Na semana que antecede a viagem, devem ser reunidos: Passagem aérea. Vouchers: de hotel, de carro, de transfer, de passeios. Dinheiro: em moeda estrangeira ou traveller checks. Documentos: passaporte / RG, vacinas, vistos, autorizações, seguros. Bagagem: · bagagem a despachar: verifique junto a companhia aérea que irá utilizar, qual a quantidade de malas e o peso permitido em todas as etapas da viagem. · bagagem de mão: verifique as dimensões e peso permitidos e produtos proibidos pelas normas de segurança. · verifique as condições do tempo para definir as roupas que irá levar. · sempre leve algumas peças de vestuário em sua bagagem de mão para o caso de haver alguma situação imprevista. · verifique se está levando todos os acessórios dos equipamentos que pretende utilizar na viagem: baterias, cabos, chips de memória, adaptadores etc. · verifique se os documentos, os vouchers e valores estão na bagagem de mão. · se toma remédios controlados, deverão estar com as receitas e os mesmos na bagagem de mão. No dia da Viagem No dia da viagem, tudo deve estar pronto. Só duas providências a tomar: Verificar se não se esqueceu de pegar todo os documentos, autorizações, bilhetes aéreos, vouchers e dinheiro. Apresentar-se no balcão da companhia aérea (aeroporto) para o check in, com no mínimo quatro horas de antecedência do horário previsto para a partida do vôo internacionais ou com no mínimo duas horas de antecedência do horário previsto para a partida de voo nacionais. Viajando pela Primeira Vez Viajar pela primeira vez é uma experiência inesquecível. Veja as dicas abaixo para aproveitar ao máximo sua primeira vez – e querer repetir. Você é turista – e deve se comportar como tal. Isso significa ter respeito aos costumes e tradições do lugar visitado, por mais incomuns que sejam. Comprar uma viagem para o país não significa comprar o país. E para quem mora lá, é um dia comum. As férias valem só para você. Para resumir: você não acha horrível quando estrangeiros vêm para o Brasil e se comportam mal? A recíproca é verdadeira. Você é turista – e isso é evidente. Por mais que você se sinta cidadão do mundo, é fácil perceber que você é turista em um país estrangeiro. Por isso, desconfie de abordagens que tratam você como um local. Por mais que massageie seu ego, são geralmente o começo dos mais variados golpes. Você é turista – e não deve baixar a guarda. Os brasileiros costumam achar que no Brasil existe muita insegurança. E, por oposição, que o resto do mundo é mais seguro. Mas a verdade é que existem malfeitores em todo o mundo. Por isso, sempre se deve cuidar muito bem de dinheiro e documentos. Uma boa política é tomar lá os mesmos cuidados que você toma aqui ! Você é turista – e quer aproveitar ao máximo. Para isso, vale a pena se informar previamente das principais atrações dos lugares que irá visitar. Festivais e espetáculos também podem ser um benefício extra à sua viagem. Você é mais que um turista – é um embaixador. A imagem do Brasil no exterior é formada pelo conjunto de todos os turistas que visitam o estrangeiro. Dê a sua contribuição, deixando uma boa impressão.




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