top of page
  • Foto do escritorDenilson

Vai viajar – Dica para fazer as Malas

Viajar é sempre prazeroso, mas quando tem que fazer as malas temos verdadeiros dilemas não é mesmo ?

Então vamos a algumas dicas importantes que vai lhe ajudar no momento da realização desta tarefa.

Sobre a Mala que será despachada:

- Escolha uma mala adequada para sua viagem

Primeiramente você deve analisar sobre o destino, como por exemplo você vai para o sul da Ásia, o melhor seria utilizar um mochilão, porque malas de rodinhas geralmente ficam difícil de arrastar, assim como em lugares onde tem muitas ruas de paralelepípedo.

Carregar duas malas de rodinha, uma para despachar e outra de cabine somente se você tiver transfer em todo o seu percurso, pois não será fácil andar com duas malas. Recomendo que a mala de cabine seja uma boa mochila.

Claro que você tem que analisar antes qual a capacidade que as operadoras aéreas que estão envolvidas na sua viagem estabelecem para cada mala, porque você pode ter surpresas com empresas aéreas locais ou low cost onde os pesos são menores, e você terá que pagar por excessos de bagagens ou até mesmo ter de comprar outra mala no caminho.

- Antes de começar a separar o que vai levar

Primeiro você deve planejar, fazer um resumo de como será o seu roteiro, quantos dias será a viagem, se é a passeio ou a trabalho, terá algum evento formal que exigem trajes específicos, qual é a temperatura no destino, previsão de chuvas, se vai caminhar muito, enfim.

- Separando mas não colocando na mala

Veja um local com espaço para que você possa ir colocando e separando os itens antes de colocar efetivamente na mala.

Isto vai facilitar sua verificação com maior detalhe.

- Sobre tipo de roupas e cores

Procure dar preferencia a cores neutras e de tecidos que não amassem. E escolha peças que combinem entre si e possam variar. Pense muito bem se vale a pena levar diferentes tipos de roupas para cada dia, pois isso vai ocupar muito espaço.

Dependendo do tipo de tecido, se for leve você pode até lavar durante o banho e colocar para secar, ou em caso de roupas mais elegantes usar a lavanderia do hotel ou de rua mesmo. Dependendo do hotel tem ferro de passar no quarto ou verifique na recepção na sua chegada se eles disponibilizam o mesmo. Nem todos os lugares possuem esta facilidade.

- Sobre Calçados

Lembre-se sempre, você tem apenas 2 (dois) pés, então seja o mais racional possível e analise a necessidade do numero de pares de calçados que você vai levar, porque são sempre mais volumosos.

Se você vai para um destino de praia, fatalmente a maioria do tempo você estará de chinelo ou com uma rasteirinha, destinos com ladeiras e pisos de pedra não são aconselháveis para salto alto, mas se tiver algum evento formal leve pelo menos um par, um tênis bem confortável sempre é bom quando tem longas caminhadas no seu roteiro.

Procure optar por calcados baixos porque você estará descansando e precisa relaxar inclusive os pés.

Uma dica legal é colocar aquelas tocas de banho nas solas dos sapatos assim evita sujar as roupas caso tenha poeira nas solas.

- Preparando para colocar na mala

Uma maneira mais eficiente de colocar as roupas que não amassam é fazendo rolinhos, porque assim você vai ganhar espaços e consegue ver mais facilmente as roupas disponíveis, inclusive calças jeans. Claro que roupas como camisas sociais, casacos, paletós, malhas que são mais volumosos e que amassam, esses não tem jeito, tente dobrar o melhor possível para que as roupas não fiquem tão marcadas. Qualquer espaço é valido.

Se você gosta de mais organização experimente comprar organizados de mala ou utilizar sacos plásticos separando as peças por tipo.

Suas meias aproveite o espaço dentro dos próprios sapatos, seus cintos coloquem aberto por volta da mala e para as mulheres pode colocar nos sutiãs assim não amassam.

Se vai para um destino de frio procure viajar levando na mão ou no corpo o casaco mais grosso e sempre utilize o calçado mais pesado para ir e voltar da viagem, assim você ganha espaço da mala.

- Produtos de beleza e Higiene

A dica é adquirir aqueles Kits de viagem para você poder armazenar produtos que queira levar, pois existem frascos de shampoos enormes e você não vai utilizar todo ele durante a viagem. E lembre-se que a maioria dos hotéis fornecem estes tipos de produtos também.

Procure comprar sempre produtos em miniaturas, assim você vai utilizando e descartando. Coloque tudo numa nécessaire.

- Espaço sobrando na mala

É evidente que você vai comprar alguma lembrancinha durante a viagem, então evite deixar a mala totalmente lotada, pois caso você exagere um pouquinho vai ter que comprar outra mala e pagar por excessos de bagagens.

Se seu objetivo é fazer algumas comprinhas leve uma mala dobrável dentro da mala, aquelas de tecidos e zíper , bem práticas.

Agora se o negócio vai ser compra pesada mesmo, o ideal se você já tem uma mala extra, leve, assim evita de você ter de comprar outra mala no caminho.

- Outros itens

Objetos cortantes, perfurantes, baterias grandes devem ser colocadas na mala para despachar, assim como qualquer frascos acima de 100 ml.

Sobre a Mala de Cabine/Bagagem de Mão:

Atualmente, o peso máximo da bagagem de mão é de 10 kg em voos nacionais dependendo da classe do voo e da empresa aérea, e as companhias internacionais, o peso pode ser maior ou menor, geralmente são 8 kg.


As dimensões da mala que você pode levar dentro do avião variam de acordo com a empresa aérea, mas no geral o tamanho máximo é de 115 cm lineares (incluindo rodas, bolsos e alças). Veja abaixo as dimensões das principais companhias do Brasil.

Gol / Latam / Azul – 55 cm x 35 cm x 35 cm.

Por isso, cheque todas as informações com a empresa antes.


Normalmente, a empresa aérea permite que o passageiro leve sua mala de mão, mais um item pessoal (uma bolsa menor, que também pode ser uma mochila). Não há especificações sobre o tamanho, mas a bolsa ou mochila deve caber abaixo da poltrona.

Em viagens internacionais líquidos, géis ou substâncias pastosas não colocar nada acima de 100ml pois fatalmente será jogado no lixo. Assim como objetos cortantes e perfurantes.


O que você pode levar na sua bagagem de mão:

Cosméticos sólidos (batom, protetor labial, desodorante e etc);

Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo;

Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com nome do passageiro;

Medicamentos que não necessitam prescrição médica podem ser carregados na bagagem de mão desde que tenham até 100 ml;

Itens pessoais, como documentos, carteira e outros acessórios pequenos (óculos, joias, cintos, entre outros);

Aparelhos eletrônicos de uso pessoal – celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e afins.


Sobre dinheiro utilize sempre um porta dinheiro se possível no seu corpo, não deixe em nenhum tipo de bagagem, assim como o seus documentos e principalmente o passaporte, você precisa estar muito atento a estes itens, independentemente do lugar para onde você esta indo.


Quantos ml pode levar na bagagem de mão:

Perfumes de até 50 ml, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou uso médico de até 300 ml/g cada.

Especificamente em voos internacionais, cada frasco líquido deve ter no máximo 100 ml.

Já para bebidas há regras específicas. É possível carregar 5 volumes de até 1 litro cada, com percentual alcoólico abaixo de 70% em embalagem de varejo, isto é, a original da fabricante. Se o limite for ultrapassado, as garrafas serão descartadas.

Em caso de dúvidas relacionadas a outras bebidas, consulte diretamente a companhia aérea.

Em voos nacionais é permitido levar alimentos e bebidas. Já em voos internacionais há restrições quanto ao tipo de alimento, principalmente in natura, como frutas, laticínios, etc.

Salvo crianças de até dois anos pagando 10% da tarifa, qualquer passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão, de acordo com as exigências estabelecidas para o tipo de bagagem.


Outra observação importante diz respeito aos passageiros com necessidades especiais: aqueles que possuem cadeira de rodas completamente desmontável tem direito a levar o item como bagagem de mão, mas a mesma é transportada no porão.

Dicas Importantes:

Deixe sempre uma troca de roupa na mala de mão, caso tenha qualquer problema com sua mala.


Sobre o passaporte mantenha uma xerox das páginas de identificação em sua mala, por segurança em uma eventualidade.


E se em seu roteiro tiver carro alugado o motorista precisa ter um cartão de crédito para retirar o veículo. E verifique também se o destino exige a PID – Permissão Internacional para Dirigir (você tira facilmente pelo site do Detran).


Não esqueça de liberar seus cartões de crédito para uso no exterior quando sua viagem é internacional.


Adquira sempre um CHIP de celular internacional para o destino, assim você não fica incomunicável e pode ter acesso a muita informação quando necessário.


E o mais importante, não saia de casa sem um seguro viagem, e verifique todas as coberturas principalmente sobre seguros de cartões de créditos, pois muitas vezes as coberturas são mínimas e caso necessite de utilizar terá de desembolsar muito, principalmente fora do país.

"Na dúvida sobre qualquer item consulte sempre seu agente de viagens."




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page